5 de jun. de 2013

Resenha - Álbum "Momentum", de Jamie Cullum

Posted by Aline Guevara On 16:19 0 comentários


Após quatro anos do lançamento seu último CD, The Pursuit, em 2009, eis que o britânico Jamie Cullum volta aos holofotes para divulgar o seu mais novo trabalho, Momentum. Com uma mistura de ritmos que já é característica frequente nos trabalhos do cantor, o álbum se mostra mais um trabalho tão bom quanto o anterior, que já era ótimo, mas ainda mais diversificado.

Como sempre, não poderiam faltar reinterpretações de músicas em seu álbum. Em Momentum temos duas delas: Pure Imagination e Love For $ale. A primeira, retirada do filme A Fantástica Fábrica de Chocolate (1971) ganhou uma belíssima releitura, na qual o músico deixa a simplicidade fluir com poucos arranjos instrumentais e muito vocal. Mas se a faixa original é excelente, é ainda melhor a versão ao vivo que acompanha a edição Deluxe do álbum, com muito mais tempo de solos de piano. 


Love For $ale, previamente liberada em fevereiro para o dia dos namorados, foi originalmente concebida por Cole Porter e a nela Jamie faz um trabalho bem diferente do seu usual. Ao ritmo da batida urbana, a música se encaixa bem com o rap de Roots Manuva, mas causa um certo estranhamento no álbum.

As baladas mais lentas, como Sad Sad World, Get a Hold of Yourself e Unison também são deliciosas de ouvir e balanceiam o álbum que também conta com canções mais frenéticas como Everything You Didn't Do, Take Me Out (Of Myself) e em You're Not The Only One. Mas se nestas Jamie Cullum dá vazão a ritmos mais próximos ao pop, ele também retorna às origens do jazz, usando muito saxofone e trompete em Comes Love e na divertida When I Get Famous.


Um dos destaques do álbum são as faixas exclusivas gravadas ao vivo no estúdio em Abbey Road, em especial a versão de Sad Sad World que Jamie canta com a ótima Laura Mvula, com sua voz poderosa e traz para Momentum ainda mais o clima de Nova Orleans, palco do nascimento do jazz.

O álbum não decepciona e apresenta várias músicas excelentes, mas particularmente gostei bastante de You're Not The Only One, Sad Sad World, When I Get Famous e Pure Imagination.


Apesar da venda do álbum ter começado no dia 20 de maio na Inglaterra, ainda não há previsão para Momentum chegar no Brasil, mas é possível comprá-lo pelo site oficial do cantor ou fazer download das músicas pelo iTunes.

Confira as músicas do set list de Momentum:

01. The Same Things
02. Edge of Something
03. Everything You Didn't Do
04. When I Get Famous
05. Love For $ale (feat. Roots Manuva)
06. Pure Imagination
07. Anyway
08. Sad, Sad World
09. Take Me Out (Of Myself)
10. Save Your Soul
11. Get a Hold of Yourself
12. You're Not the Only One

*Somente para a Versão Deluxe*
13. Momentum
14. Unison 
15. Comes Love
16. Everything You Didn't Do (Live At Abbey Road)
17. Sad, Sad World (Live At Abbey Road)
18. Love For $ale (Live At Abbey Road)
19. Pure Imagination (Live At Abbey Road)
20. You're Not The Only One (Live At Abbey Road)
21. Save Your Soul (Live At Abbey Road)
22. Album Interview (iTunes Exclusive)
23. Album Track By Track (iTunes Exclusive)

0 comentários:

Postar um comentário