2 de nov. de 2012

Vs The World: A Torre Negra - O Longo Caminho Para Casa

Posted by Aline Guevara On 11:24 0 comentários


Foi com a proposta de narrar aventuras inéditas da juventude do pistoleiro Roland Deschain que o criador da série Torre Negra, Stephen King, se reuniu com um grupo de quadrinistas (Peter David, Robin Furth, Jae Lee, Richard Isanove) para conceber a sua saga de livros no formato HQ. Apesar da qualidade inquestionável do primeiro volume, A Torre Negra: Nasce o Pistoleiro, é com o segundo volume da série de HQs que efetivamente essa ideia de histórias inéditas começa a ser aplicada.

É em A Torre Negra: O Longo Caminho Para Casa (The Dark Tower: The Long Road Home, Editora Objetiva, 2011) que vamos voltar a nos surpreender com a história de Roland e seu ka-tet.


(Spoilers de Nasce o Pistoleiro)

Após a morte de Susan, Roland está perdido. O pistoleiro e seus companheiros, Cuthbert e Alain, ainda estão muito distantes de casa e estão longe de estarem seguros. Clay Reynolds, único sobrevivente dos Caçadores do Grande Caixão, está sedento por vingar a morte dos parceiros e irá perseguir o ka-tet até o fim do mundo.

Desta vez temos a chance de ver mais da ação de Cuthbert e Alain, que precisam literalmente carregar Roland pelo caminho. Abalado pela morte da amada e controlado pelo poder maldito da Toranja de Merlin, o pistoleiro passa a maior parte do tempo preso em sua própria mente, deixando seus amigos responsáveis pela sua segurança. Portanto em O Longo Caminho Para Casa podemos ver mais da personalidade marcante do teimoso Cuthbert e do instigante poder de Alain. 

Um dos melhores momentos da edição são os diálogos entre Roland e Marten, seu eterno inimigo, e o encontro do pistoleiro com o terrível Rei Rubro. Tudo devidamente maximizado pelas excelentes ilustrações de Lee e Isanove que mantém o clima sombrio da história e dão uma aparência macabra para o Rei.

Outro detalhe excepcional, não só deste volume, como da série de HQs, são os comentários sempre perspicazes do narrador, como a emocionante análise sobre o destino das crianças inseridas em um mundo em guerra.

O que da para perceber da série de HQs é que mais do que abrir uma janela para visualizarmos a misteriosa juventude de Roland, ela reconstrói a teia de eventos que culminaram na formação do pistoleiro amargurado, solitário e com a inabalável determinação de encontrar a Torre Negra que conhecemos nos livros. 

O Longo Caminho Para Casa é a segunda parte de uma série que se propõe a ter 7 volumes, mas também é uma história de transição. É a partir daqui que vamos ver o que ocorreu em Gilead e como tudo o que aconteceu mudou Roland. E quão profunda foi essa mudança.

0 comentários:

Postar um comentário