5 de nov. de 2012

Perdidos no Espaço da TV: Merlin - 5ª temporada

Posted by Aline Guevara On 22:04 0 comentários



Merlin, série inglesa da BBC sucesso de público e de crítica, chega à sua quinta temporada. O show que traz um novo olhar para a famosa história do Rei Arthur apresenta muitas novidades em seu quinto ano. E as mudanças são boas.

Apesar de gostar da série, sempre fiquei em dúvida sobre seu futuro, pois como o teor leve e engraçado seria mantido se a conclusão da história do Rei Arthur é tão sombria? Ao longo de suas temporadas as histórias ficaram mais densas, mas esta quinta temporada parece ter se consolidado mais madura e pesada que as anteriores.

(Spoilers das temporadas anteriores)

Alexander Vlahos interpreta a versão adulta de Mordred
A quinta temporada começa três anos depois do final da quarta. Camelot está prosperando com o reinado de Arthur (Bradley James), Guinevere (Angel Couby) é sua rainha e Morgana (Katie McGrath) se firmou como a grande ameaça do reino, semeando discórdia e destilando ódio contra o irmão. Um dos destaques da temporada são as participações especiais de Anthony Head, que retorna no papel de Uther Pendragon, e de Liam Cunningham (o Davos de Game of Thrones), que vive o feiticeiro Ruadan. Além disso, temos a volta de Mordred, o garoto druida das temporadas anteriores, mas dessa vez adulto e interpretado pelo ator Alexander Vlahos.

A mudança no tom da série tem relação com a mudança do protagonista. Merlin (Colin Morgan) não é mais o garoto alegre e despreocupado cuja maior preocupação era o número de tarefas que teria que realizar para Arthur. Uma conversa com seu tutor Gaius (Richard Wilson) no quinto episódio da temporada, The Disir, explicita bem a transformação no jovem mago.

Gaius - O que aconteceu com o garoto que chegou à minha casa há alguns anos?
Merlin - Ele cresceu. E aprendeu o que é dever.

Morgan sempre foi eficiente em criar um Merlin carismático e divertido, mas pela primeira vez quase conseguimos sentir o peso que é o fardo do mago, colocando a segurança de Arthur antes de tudo, inclusive de seu sonho de ser aceito pelo que é. O ator faz um ótimo trabalho ao demonstrar o choque de emoções que se desenvolve no interior do personagem e protagoniza algumas das cenas mais tristes de toda a série.

A série está mais sombria, mas é bom perceber que uma coisa permanece: os diálogos bem humorados entre Arthur e Merlin. Desde a primeira temporada o relacionamento entre os dois foi um dos pontos chave de Merlin e agora ele é mais importante que nunca.

Por tudo que a temporada mostrou, o quinto ano deve ser excelente. Com os rumos que a série está tomando, será que estamos acompanhando o começo da conclusão da série? No painel da Comic Con deste ano os produtores informaram que ainda estão discutindo a possibilidade de uma sexta temporada, mas que também existe um projeto de um filme para o cinema (que pode se tornar uma trilogia) e uma série spin-off animada. De uma forma ou de outra, ainda teremos bastante de Merlin pela frente.

Arthur e seus cavaleiros


0 comentários:

Postar um comentário