29 de nov. de 2012

Era uma vez: Rainha da Tempestade

Posted by Aline Guevara On 19:12 0 comentários

Capa estrangeira de Rainha da Tempestade
Quem só conhece Marion Zimmer Bradley pela famosa quadrilogia As Brumas de Avalon não sabe o que está perdendo por desconhecer a série Darkover. Se em Avalon a escritora recriou a lenda do Rei Arthur trazendo-o para o universo feminino, em Darkover ela cria um novo universo, incrivelmente criativo e é dentro dele que se encontra Rainha da Tempestade.

Rainha da Tempestade não é o primeiro livro da série Darkover em ordem cronológica, mas isso não significa que você não pode lê-lo sem ter lido o anterior. A própria Marion não escreveu os livros em ordem e cada volume tem uma história completa e independente.

Darkover é um planeta em uma galáxia distante da Terra, reconhecido por seu sol vermelho e as quatro luas que o rodeiam. Ele já possuía vida inteligente antes da chegada dos terráqueos e seus habitantes mais impressionantes eram os chieri, belas criaturas com poderes psíquicos. Da união de terráqueos e chieri surgiram os primeiros darkovanos, que permanecem com a aparência humana, mas também possuem os dons dos chieri, também chamados larans.

A Era do Caos, muito tempo após a chegada dos terráqueos, é um período negro na história de Darkover. Os híbridos da união de terráqueos e chieri se dividiram em clãs e se consideram nobres perante os demais, inclusive sugerindo que seus larans são dons divinos e que eles são descendentes dos deuses. Para manter os larans entre si e preservar a "pureza" de seus poderes, todas as casas são aparentadas, pois se casam entre si e isso gera um problema sério: muitas crianças nascem com anomalias genéticas. O próprio laran é um fator preocupante, pois ele se desenvolve durante a adolescência em um processo muito doloroso e muitos não sobrevivem à puberdade.

Mas nada disso não impede os grandes senhores de Darkover de organizar casamentos proveitosos com o objetivo de terem herdeiros com dons poderosos. Não importa quantos tenham que morrer no processo.

Capa brasileira
Em meio a esse mundo caótico e tirânico, acompanhamos quatro jovens que têm seus destinos entrelaçados e serão peças importantes para os eventos de Rainha da Tempestade. Allart é filho de Dom Stephen Hastur de Elhalyn e possui um laran que considera mais uma maldição do que um dom: ele vê todos os possíveis futuros que se formam mediante as suas ações e pensamentos, e a única forma de não perder a sanidade é utilizando os ensinamentos dos monges que o criaram para controlar o seu poder. Já Dorilys é uma garota tão bela quanto geniosa. A única herdeira do Lorde Aldaraan possui um dom raro, o poder de controlar o clima, especialmente as tempestades; e isso, aliado ao seu temperamento mimado e explosivo, faz com que ela seja vista com temor por todos.

Donal é o meio-irmão de Dorilys e protegido do Lorde Aldaraan. Preocupado em proteger a irmã das outras pessoas e de si mesma, ele é um rapaz sério e tranquilo. Renata é uma garota forte e determinada cujo laran é o da empatia. Ela pode captar os sentimentos alheios, além de poder se comunicar telepaticamente. Inicialmente, a jovem é responsável por monitorar uma das Torres da Matriz, mas ao aceitar ensinar Dorilys a controlar seus poderes, a sempre serena Renata vai adentrar um mundo que escapa do seu controle.

A união da cultura fantástica criada por Marion com personagens tão cativantes resultou em uma história apaixonante. Rainha da Tempestade é apenas uma fração dessa rica mitologia, um excelente primeiro passo para conhecer a série e um prato cheio para os amantes de literatura fantástica.


Para quem tiver curiosidade em saber e quiser ler a série em ordem cronológica, segue uma lista abaixo com os títulos, de acordo com as eras de Darkover (contendo somente os livros que foram publicados no Brasil):

A Fundação
A Chegada a Darkover 
  
A Era do Caos 
Rainha da Tempestade 
A Dama do Falcão 
  
Os Cem Reinos 
Dois para Conquistar 
Os Herdeiros de Hammerfell

As Renunciantes (Livres Amazonas) 
A Corrente Partida 
A Casa de Thendara 
Cidade da Magia 
  
Contra os Terráqueos - A Primeira Era (Recontato) 
A Espada Encantada 
A Torre Proibida 
  
Contra os Terráqueos - A Segunda Era (Depois do Comyn) 
A Herança de Hastur 
O Exílio de Sharra

0 comentários:

Postar um comentário