25 de jul. de 2012

Radio Gaga: O som de Hans Zimmer

Posted by Natália Lins On 12:35 0 comentários


A habilidade em combinar sintetizadores com fundo orquestrado fez com que o compositor alemão Hans Zimmer conquistasse o cenário musical de Hollywood. Com uma popularidade que aumenta a cada dia, Zimmer vem acumulando indicações e premiações no universo cinematográfico.

Em 1994, o compositor criou a trilha para o famoso desenho da Disney, O Rei Leão, cujo álbum vendeu mais de 12 milhões de cópias em todo o mundo. O resultado de tamanho sucesso foi o Oscar e o Globo de Ouro por Melhor Partitura Original; o Prêmio da Crítica de Chicago por Melhor Partitura; dois Grammys e o American Music Award pelo Melhor Álbum do Ano. Em 1999 Zimmer também foi indicado ao Oscar de Melhor Partitura Original – Comédia com o filme O Príncipe do Egito e melhor Partitura original – Drama com o filme Além da Linha Vermelha.

Não parou por aí: considerado um dos compositores de cinema mais talentosos e criativos dos últimos tempos, acumulou oito indicações ao Oscar, devido ao trabalho realizado em filmes como Rain Man, Um Anjo em Minha Vida, Anjos e DemôniosSherlock Holmes. Além de O Rei Leão, ele também levou o Oscar e o Globo de Ouro com o filme Gladiador.

Com características ousadas e criativas, o compositor mistura ritmos e instrumentos, além de, por vezes, combinar tudo isso a vozes marcantes. Hans Zimmer não tem medo de experimentar os sons, ele demonstra uma sensibilidade aguçada quando mostra a transformação instrumental minuciosa em cada cena. Em sua recente obra-prima, a trilha de A Origem, Zimmer uniu com maestria a orquestra com batidas eletrônicas e efeitos sonoros acompanhados pela sutil guitarra de Johnny Marr.

Zimmer e James Howard

E como a semana é toda dele (O morcego mais amado do mundo), deixamos o melhor para o final... Esse talentoso compositor foi responsável pelo incrível trabalho realizado na trilogia de Christopher Nolan: Batman. As composições em Batman Begins e O Cavaleiro das Trevas foram divididas com James Newton Howard, já para o terceiro e último filme da trilogia, Zimmer levará o crédito sozinho.

A trilha sonora de O Cavaleiro das Trevas é simplesmente sensacional, de extrema qualidade. Composta somente por canções instrumentais, as músicas complementam toda a tensão e carga emocional do filme. No terceiro filme, O Cavaleiro das Trevas Ressurge, não fará menos. Segundo Zimmer, a nova obra é muito cosmopolita e com um nível de experimentação inédito na sua carreira. A Warner liberou toda a trilha sonora (está maravilhosa!) para você ouvir online.


0 comentários:

Postar um comentário