Tim Burton não é somente diretor, roteirista e produtor. Ele também é escritor e ilustrador. Sim, o estranho Tim lançou, em 1997, um livro com contos em forma de poemas - alguns com duas linhas-, com ilustrações todas feitas por ele: O triste fim do pequeno Menino Ostra e outras histórias. Para os fãs de Burton, a obra é um deleite, e para os que não o conhecem muito bem, é uma porta de entrada ao amâgo da mente e alma do artista.
O livro conta com diversos personagens, a maioria infantis, que são desajustados e incompreendidos, mas que mesmo assim procuram por aceitação e amor e, como é uma obra de Tim Burton, o mundo é cruel e muitas vezes, eles não conseguem. A obra é reflexão exata do autor, que muitas vezes - se não sempre- viu-se como incompreendido por aqueles ao seu redor, algo que vemos em todas as suas obras cinematográficas.
Com temas como filhos indesejados, deixados de lado ou mesmo abandonados, drogas, suícidio e desejo pela morte, não seria um livro apropriado para menores, mas os assuntos são todos tratados com metáforas e com uma certa estranheza que são cômicos e trágicos. Juntando isso às ilustrações, ora preto e branca, ora colorida, com traços simples, remete à infância, ainda que triste, mas doce, como é característica de Burton.
O livro é curto, tem 23 histórias distribuídas em 123 páginas, com muitas ilustrações e poemas espaçados. É uma leitura divertida, rápida e reflexiva, e ajuda a entender o estranho elemento Tim Burton.
Imagens da obra:
O triste fim do pequeno Menino Ostra
O menino Brie
Luciano
A rainha alfineteira
Garota Vodu
O menino de pregos nos olhos
O Menino Ostra sai para passear
A menina de olhos fitos
Menino Palito e a Menina Fósforo
0 comentários:
Postar um comentário