4 de jun. de 2012

Perdidos no Espaço da TV: True Blood - temporadas 1 a 4

Posted by Thaís Colacino On 17:40 0 comentários


"Waiting sucks", mas a espera está terminando! No próximo domingo, 10 de junho, True Blood volta com a 5ª temporada, que trará de volta um ótimo antagonista, assim como a ameaça da "Autoridade".  Vamos a recapitulação das temporadas anteriores (contém spoilers).

1ª temporada

Um vampiro chamado Bill???
A premissa da série é interessante: os vampiros se revelaram ao mundo após os japoneses criarem um sangue sintético consumível. A história se passa no interior da parte sul dos Estados Unidos (dita extremamente preconceituosa e conservadora), em Bon Temps. O lugar é o lar de Sookie, uma garçonete com poderes telepáticos que se encanta ao descobrir que não pode ler a mente dos vampiros e se interessa por Bill. Mas nem todos aprovam os vampiros e eis que uma série de assassinatos de simpatizantes ou garotas que se relacionaram com vampiros ocorre, balançam ainda mais a pequena cidade. 


Misturando humor, sexo, muito sangue e até um pouco de trash, True Blood mostrou-se uma série fresca e com ótimos personagens, com destaque para Lafayette, o cozinheiro gay do bar Merlotte. A ideia de abordar o tema de preconceito com o sobrenatural e mostrando vampiros como seres maus por natureza e sedentos por sangue trouxe de volta o clássico dos monstros em um mundo povoado por romances adolescentes sobrenaturais com crises existenciais.



2ª temporada

A temporada começa onde terminou a primeira: um corpo é encontrado em um carro, sendo a charlatã que "curou" a mãe de Tara. Lafayette foi raptado por Eric, vampiro xerife da área 5, por vender sangue de vampiros, o V, que é vendido como uma nova droga. Eric eventualmente contrata Sookie para investigar o desaparecimento de Godric, vampiro de 2000 anos e criador de Eric. Jason, irmão de Sookie, se envolver com a Sociedade do Sol, igreja que prega contra os vampiros. E em Bon Temps, Maryann Forrester influencia a cidade em grandes orgias e festas. Descobre-se que Godric se ofereceu à Sociedade do Sol, mas os vampiros o libertam. Um reacionário da igreja explode um encontro dos vampiros e Eric engana Sookie para que ela beba o sangue dele, criando um tipo de laço com ela. Godric comete suícidio. 



 
A bacante e o que ela acha ser o amado Baco
Voltando a Bon Temps, Bill e Eric se encontram com a rainha de Louisiana para saber como matar a bacante, Maryann, que está causando o caos na cidade. Com a ajuda de Sam, Bill consegue. No final da temporada,  Bill pede Sookie em casamento, mas é raptado. A introdução da igreja, mencionada já na primeira temporada, mostra bem o conflito vivido pelas minorias com formadores de opinião que nem sempre têm bons argumentos e pregam mais o ódio do que a convivência, apesar de neste caso a "minoria" ser criaturas com sede de sangue. Uma crítica divertida e bem feita.


3ª temporada



Sookie vai atrás de Bill com a ajuda de Eric e de Alcide, um lobisomem que tem uma dívida com Eric. Os lobisomens da série são simplesmente lobos, muito fortes, mas do tamanho normal. Sookie rastreia Bill até o rei de Mississipi, Russell Edgington. Tara começa um relacionamento com um vampiro sádico e psicótico, traumatizando ainda mais a garota com os seres sobrenaturais. A temporada mostra mais do passado de Eric e como ele deseja vingança por aquele que matou sua família: Russel. Ao descobrir isso, ele mata o marido de Russel. Isso torna o vampiro ainda mais e ele quebra os fragéis acordos dos vampiros com os humanos ao assassinar um homem ao vivo na televisão. 


Eric e Russel queimando lentamente


A rainha Sophie-Ann

Sookie então serve de isca para Russel, que clamava que ela não era humana, e ele se encontra com ela e Eric no bar do Xerife, Fangtasia. Os dois bebem o sangue de Sookie, que é um tipo de fada, e permite que os vampiros caminhem no sol queimando mais devagar. Eric se algema à Russel e Bill ajuda o debilitado xerife a enterrar o rei insano, traindo-o depois e jogando-o junto com o rei para ficar dentro do piso de um estacionamento. Por ser mais velho e por estar em melhor condição que Russel, Eric consegue se livrar e revela algumas verdades à Sookie: o amado Bill foi a Bon Temps investigá-la por ordens da rainha Sophie-Ann, que estava em posse de uma prima de Sookie e sabia que elas tinham sangue de fada. 




Desiludida, Sookie encontra a própria fada madrinha e vai com ela para outra dimensão. Bill enfrenta Sophie-Ann. Com todos os desenvolvimentos (mesmo os secundários não citados e que em muitas vezes são maçantes), a terceira temporada é a melhor, explorando as traições tantos dos humanos quanto dos vampiros pelo poder.



4ª temporada
 
Real face das 'fadas'
Sookie está no reino das fadas, mas logo percebe que mais uma vez foi ludibriada: encontra o avô que sumira há anos, mas ele acredita não ter passado minutos. Enquanto todos comem um fruto brilhante e ela rejeita, começa a ver que as fadas plantavam as sementes nos humanos, criando descendentes para depois comê-los. Conto de fadas passa longe da série. Sookie então consegue fugir, mas descobre que ficou um ano fora. A casa foi vendida, o irmão, agora policial, não acreditava em sua volta. Bill matou Sophie-Ann e agora é o rei de Louisiana, mas também é frio com Sookie. 

A vilã da temporada é Marnie, uma médium que canaliza o espírito vingativo de uma bruxa estuprada e morta na Inquisição por vampiros e que deseja destruir todos eles. Ela cria um coven e Bill manda Eric investigar. Eric, exagerado como sempre, acaba por assustar demais os humanos, atrai a ira da bruxa, que faz com que ele perca a memória. Encontrado vagando pela floresta por Sookie, esta toma conta dele durante a temporada e descobre o lado frágil e adorável do xerife, e acaba por se apaixonar e se relacionar (muito) com ele. Lafayette descobre os poderes mágicos de seu sangue e se relaciona com Jesus, outro feiticeiro, e juntos aprendem a controlar um pouco os poderes que têm. Jason se relaciona com Jessica, filha vampira de Bill e ex-namorada de seu melhor amigo. 

Pam amaldiçoada por Marnie
Os poderes de Marnie vão aumentando e ela cria um ritual para que os vampiros acordem de dia e sintam uma vontade irrefreável de sair ao sol. Infelizmente para ela, eles se preparam e se acorrentam com prata (à qual eles são alérgicos), então o plano dela falha por hora. Holly, uma garçonete do Merlotte e amiga de Tara também investe em poderes wiccanos. Bill, Eric, Pam e Jessica acabam armando para Marnie, que é morta pelos vampiros, mas toma o corpo de Lafayette e tenta fazer um churrasco com Bill e Eric acorrentados em uma fogueira. Isso depois de matar Jesus para obter os poderes dele. Holly ajuda Tara e Sookie a fazer um feitiço para prender o espírito de Marnie e despertar os espíritos dos outros mortos de Bon Temps. Adele, avó morta de Sookie, consegue passar uma conversinha em Marnie, que deixa de vez a vingança e vai para a luz. 

Sookie resolve não ficar com nenhum dos dois vampiros que parecem só trazer desgraça à vida dela, mesmo amando os dois. Ao chegar em casa, Sookie encontra-se com Debbie, uma lobisomem, namorada de Alcide e que morre de ciúmes da Sookie. Debbie acaba por atirar com uma doze na cabeça de Tara, mas Sookie a mata depois. Enquanto isso, o reverendo da Sociedade do Sol, Newlin, é transformado em vampiro, Russel se liberta do chão onde ficou preso no fim da terceira temporada e Eric e Bill acabam por matar Nan, que representava a Autoridade, até ser demitida e queria uma revolução. Com isso, atrairão a Autoridade em pessoa para Bon Temps.


De longe a pior temporada de True Blood, apesar do constante desenvolvimento dos personagens, as histórias paralelas são extremamente enfadonhas (note que nunca cito Sam, tento passar Jason, Andy e os outros funcionários do Merlotte) e pouco (ou nada) acrescentam na história. O poder de Marnie, tanto temido ao longo da temporada, mostrou-se pouco e facilmente contornável. 





5ª temporada



Com cada vez menos amigos e uma trilha de corpos cada vez maiores deixados para trás, Sookie será envolvida novamente nos jogos políticos e sangrentos dos vampiros, uma vez que, com Russel novamente à solta e desejando o sangue dela, os vampiros terão que obrigá-la a ajudá-los. E finalmente seremos brindados com a presença real da tal Autoridade e descobriremos o que de fato ela é. Ansiosos para a próxima temporada? Faltam poucos dias!



0 comentários:

Postar um comentário