22 de mai. de 2012

Das Prateleiras: A Princesinha

Posted by Janaína do Amaral On 16:39 0 comentários

Filmes infantis sempre têm alguma coisa a nos ensinar, com simplicidade e leveza. Os que assistimos quando crianças são acompanhados de nostalgia. Talvez por isso, nos emocionem tanto. É o caso de A Princesinha, um clássico infantil dos anos 90. Dirigido pelo competente Alfonso Cuáron, o filme é baseado no livro de Frances Hodgson Burnett, mesma autora de O Jardim Secreto.

Sara Crewe é uma menina que, apesar de ser orfã de mãe, vive feliz com o pai na Índia, no ano de 1914. Com a declaração de Primeira Guerra Mundial, ela vê seu mundo virar de cabeça para baixo. Seu pai, o Capitão Crewe, parte para a batalha e a garota é enviada para um internato em Nova Iorque.

Temos aí um dos pontos fortes do filme, os cenários. Mesmo tão contrastantes eles se completam para dar significação aos sentimentos. Uma Índia exótica e uma Nova Iorque cinza. O colorido das florestas indianas e as histórias dão equilíbrio à seriedade do internato.

Primeiro a menina tem que lidar com o choque para se adaptar a um modo de vida tão diferente, cheio de regras, lições de etiqueta, tédio. Logo Sara traz agitação para o lugar, com sua imaginação ela leva as amiguinhas, através de suas histórias, à paraísos indianos, onde princesas esperam seus príncipes em cenários exóticos.

Claro que as coisas não ficariam calmas para sempre. A tutora tenta de todo modo acabar com as fantasias da Sara, e tenta fazer a menina acreditar que princesas não existem. Para piorar, o advogado aparece e diz que o pai da garota foi dado como morto. Por sugestão da tutora, Sara passa a trabalhar no internato e tem seus bens apreendidos para não ter que ir para a rua.
Basicamente a história se resume a isso. Uma princesa que perde o trono, mas não a esperança. O modo da Sara lidar com os problemas é uma lição sobre como vemos os nossos, mesmo sozinha e sem nada, ela não se deixa abater.

A direção de Cuarón, mais uma vez, está perfeita. Os figurinos impecáveis, a trilha sonora emocionante, os cenários são magníficos, assim como as interpretações.


Título: A Princesinha
Duração: 97 minutos
Gênero: Infantil
Direção: Alfonso Cuáron
Ano: 1995
País de origem: EUA


0 comentários:

Postar um comentário