A Max Comics, selo da Marvel para quadrinhos adultos, lançou, em 2006, três HQs homenageando o escritor Edgar Allan Poe (em 2008, foi a vez de H.P. Lovecraft ganhar três edições). Chamada A Casa dos Horrores, a coleção traz contos e poemas macabros do escritor. Os desenhos são de Richard Corben e os roteiros adaptados de Rich Margopoulos. Cada edição tem de três a quatro contos ou poemas adaptados ou usados como base para uma história nova. Após o fim de cada HQ, há o conto ou poema que inspiraram aquela releitura.
A primeira história da HQ é "O Corvo". Com tons cinzentos e sombrios, a atmosfera criada faz jus à obra de Poe. Os traços lembram um pouco CG e são até um pouco tridimensionais, mas toda a dedicação não consegue passar o terror do protagonista frente ao corvo e à culpa que possui, sendo levada até com certa leveza ao fim.
O corvo |
Uma adaptação interessante foi a de "O triunfante verme", ainda na primeira HQ. A trama da história não é uma adaptação de qualquer história de Poe, ainda que uma história de horror, que consegue ser assustadora. O vilão utiliza versos do poema simplesmente porque a situação o lembrou da obra.
O triunfante verme |
Outra adaptação interessante é Eulália, na segunda HQ. Eulália fala de uma garota loira..mas como diz o quadrinista na abertura, aquela não é o habitual Poe. Apesar de usar os versos do poema, a adaptação é humorada, ainda que em suma, triste.
Eulália |
Para quem não conhece ou só conhece as obras mais famosas de Poe, a HQ é uma boa porta de entrada. Para aqueles que já conhecem e querem ver novas versões, também é uma boa -e sangrenta- pedida.
O lago |
0 comentários:
Postar um comentário