4 de abr. de 2012

Radio Gaga: 2NE1

Posted by Thaís Colacino On 19:43 0 comentários

 
"I am the best"

Boysbands e girlsbands são vistos como ultrapassados no Ocidente, algo dos anos 90, mas na Ásia eles fazem estrondoso sucesso (os Backstreet Boys continuam sendo adorados pelas japonesas, por exemplo). A maioria dos grupos são formados por gravadoras e a YG Entertainment, gravadora sul-coreana queria uma versão feminina da boyband Big Bang, e assim nasceu o divertido grupo 2NE1.

 "Lollipop"

Formado por quatro integrantes (Bom, Dara, Minzy e CL), o grupo lançou-se em 2009, com "Lollipop", uma colaboração com o Big Bang e usado em uma propaganda para um celular. Ainda hoje é frequente o uso de músicas das garotas para propagandas de diversos produtos. Isso talvez se dê, além do apelo comercial e divulgação, pelos ritmos que o grupo utiliza, fazendo uma mistura de pop, dance, eletro, hip hop e R&B.


"Lonely"

As letras tratam de emoções, desilusões amorosas e auto-elogios, coisa bem comum em certos tipos musicais americanos. As garotas cantam principalmente em coreano, mas também gravam em inglês e japonês para atender os fãs de outros países. Ainda assim, apesar de já serem bem conhecidas ao redor do mundo, não fizeram uma estreia oficial na América do Norte.

"Clap your hands"

O nome do grupo pode ser lido como "Twenty-one" (vinte e um) ou "To Anyone" e originalmente seria somente 21. Depois de descobrirem que já havia um outro grupo chamado To Anyone, modificaram para 2NE1, dando mais um significado, que seria "Nova Evolução do Século 21" (eu gosto delas, mas... SÉRIO?). Os fãs do grupo, assim como fãs outros cantores (little monsters da Lady Gaga, Echelon do 30 Seconds To Mars, Moonchildren da Kerli...), recebem um nome especial, Blackjacks, em referência ao jogo de cartas, vinte e um.

"Can't Nobody"

Assim como em todos os grupos com mais de um vocalista, 2NE1 dá espaço para cada uma das integrantes  expressar a própria personalidade e habilidade vocal. Há também espaço para o solo fora do grupo: durante um hiato do grupo, Dara e Bom lançaram singles sozinhas, enquanto CL e Minzy fizeram um dueto, depois retornando com um novo álbum. Até o momento, lançaram dois: 2NE1 e To Anyone.

Esq. p/ direita: CL, Dara, Minzy e Bom
Apesar de toda a comercialidade escancarada em volta do grupo, a estratégia de marketing é bem pensada: elas lançam os singles primeiro para ringtones do celular, ou como propaganda para alguma loja, e somente depois disponibilizam para compra. Outro fator que contribui para a popularidade crescente do grupo é o constante contato com os fãs, através de videoblogs no canal oficial do Youtube. Tem dado certo até aqui.

"Follow Me"

Apostando na combinação de talento; coreografias; diversos estilos, mas sempre com batidas contagiantes; moda e muuuitas cores, 2NE1 é uma girlband que, mesmo sendo fabricada, tem personalidade (um tanto diferente, inocente e meio fissurado pelo espaço) e, espero, futuro em terras ocidentais.


0 comentários:

Postar um comentário