27 de mar. de 2012

Parabéns Quentin!

Posted by Aline Guevara On 20:08 0 comentários

Hoje é uma data marcante para o blog e a ocasião não poderia passar em branco, afinal hoje nosso querido muso inspirador faz aniversário. Há exatos 49 anos, estava nascendo no estado do Tenneesse, nos EUA, um homem que iria mudar o jeito de fazer cinema: Quentin Tarantino.

Descendente de italianos, irlandeses e índios cherokees (!), o futuro cineasta já tinha uma grande admiração pelo cinema desde de muito jovem e frequentou escola de atores, escrevia seus próprios roteiros e acabou indo trabalhar em uma locadora (e que atire a primeira pedra um amante de cinema que nunca pensou em arrumar emprego em uma locadora).

Quentin não é só um diretor de cinema, mas também é roteirista, ator e produtor. Seu reconhecimento veio com a estreia de Cães de Aluguel, em 1992. Estreando em pouquíssimas salas nos EUA, o filme fez um estrondoso sucesso com o público. Foi nomeado pela revista Empire como "o melhor filme independente já feito" e conseguiu ser exibido no Festival de Cannes no mesmo ano, apesar de não concorrer.

Depois veio Pulp Fiction (1994), que o consagrou. Com roteiro complexo, desenvolvimento não linear, verborragia e cenas de grande violência, o diretor conseguiu criar uma obra que não só se insere na cultura pop, mas como a subverte e a critica. Tarantino recebeu o Oscar de Melhor Roteiro Original pelo filme, além do Globo de Ouro e do Bafta, na mesma categoria. Ganhou também a Palma de Ouro em Cannes como Melhor Filme.



Depois vieram Jack Brown (1997), Kill Bill: Volume 1 (2003), Kill Bill: Volume 2 (2004) e Bastardos Inglórios (2009), filmes que se não tiveram a mesma expressividade e indicações a prêmios como Pulp Fiction, ainda sim mostram a impressionante qualidade e criatividade de seu diretor.

Uma das coisas mais divertidas em seus filmes, é identificar suas marcas. Sejam seus diálogos verborrágicos repletos de referências à cultura pop, a violência, a não-linearidade, a câmera de dentro do porta-malas, suas participações como personagem, a influência das artes marciais, a marca fictícia de cigarro Red Apple ou mesmo suas parcerias bem-sucedidas com atores como Uma Thurman (a grande musa do diretor), Steve Buscemi, Tim Roth, Harvey Keitel, Bruce Willis e Samuel L. Jackson.

Atualmente, Quentin prepara sua nova e esperada produção, Django Unchained. Previsto para estrear em janeiro de 2013 no Brasil, o filme retrata a história de um escravo negro liberto (Jamie Foxx) que torna-se um mercenário sob a tutela de um caçador de recompensas alemão (Christoph Waltz) e parte para salvar a esposa cativa em uma casa onde mulheres são vendidas como objetos sexuais e os homens são colocados para lutar entre si.

É esperar ansiosamente para ver o que o nosso querido diretor diretor nos apresentará dessa vez.


0 comentários:

Postar um comentário