5 de fev. de 2012

Lista da semana - Os 10 clipes mais polêmicos da música

Posted by Fátima Leite On 22:27 0 comentários

Será que quando assisitimos a um clipe realmente extraimos a mensagem criada para ser transmitida?
Muitas vezes é intencional criar polêmicas, em outras, os clipes lançados por artistas ganham esta proporção apenas pela distorção do entendimento em relação a significado e produto.

1 - Lady Gaga - Alejandro
Inegável, Lady Gaga é uma revelação em termos de produção tanto em shows quanto nos clipes. Com a música Alejandro, a cantora usa símbolos religiosos juntamente com cenas bastantes sensuais, o que causou desconforto aos religiosos. Se a intenção era representar as batalhas de sua alma com forças do mal, conforme declaração de Steven Klein, seu diretor, não se sabe, o que sabemos é que ganhou destaque entre os clipes mais polêmicos.

2 - M.I.A. - Born Free
O clipe da cantora M.I.A. já foi ecxcluído do Youtube, hoje é liberado apenas para os maiores de idade. Isso já dá uma noção do quanto causou discussões. Com conteúdo político, ele se tornou tão censurado porque mostra cenas de violência de forma explícita. O clipe entrou recentemente para a lista dos mais polêmicos.

3- Madonna - Like A Prayer 
Lançado em 1989, é também considerado polêmico desde muito. A polêmica principal gira em torno do beijo que Madonna dá em São Martinho de Porres, que chora e beija Madonna. Na interpretação, muitas pessoas entenderam que o santo era Jesus Cristo. O clipe ganhou prêmios, inclusive entrou para a lista da MTV dos 100 vídeos que quebraram regras.



4 - Marilyn Manson - (s)Aint
Banido de muitos canais musicais pelo impacto das imagens, (s)Aint, de 2003, possui cenas de nudez, sexo, auto-mutilação e drogas. É um clipe pesado e que foi bastante censurado nos EUA.


5 - Nine Inch Nails - Closer
Com referências principalmente a religião, sexualidade e terror, algumas imagens se destacam no clipe como as cenas de nudez fazem relação com o sadomasoquismo, e muitas outras cenas que tornam o clipe um tanto impactante.

6- Pearl Jam - Jeremy
Jeremy retrata o bullying e as consequências que pode ter. Talvez a cena mais forte seja aquela em que o garoto que sofre o preconceito se mata com um tiro na boca em frente aos seus colegas de classe. O clipe foi premiado em várias categorias: melhor vídeo do ano, melhor vídeo de grupo, melhor vídeo metal/hard rock e melhor direção.


7-Rammstein - Pussy
A começar pelo título da música, que é uma gíria em inglês para a palavra vagina, a música fala explicitamente sobre sexo, e o vídeo criado para ilustrar isso tudo não fica por baixo e retrata cenas de sexo e erotismo. A banda alemã conseguiu com o seu hit o primeiro lugar na parada de singles da Alemanha.

8-Robbie Williams - Rock Dj
Dos canais europeus que não baniram de imediato o clipe, os que continuaram a exibir o fizeram de forma que o vídeo aparecia editado. Por conta de cenas em que Robbie Williams se despe por completo, tirando sua pele e músculos, ficando apenas com esqueleto, é que o clipe ganhou notoriedade.


9-The Prodigy - Smack My Bicht Up
Lançado na década de 90, o clipe apresenta cenas de violência, sexo e droga. As imagens de violência e uso de drogas estão em sua versão original, mas posteriormente foram editadas.

 

10- The Strokes - Juicebox
O vídeo dirigido por Michael Palmieri também teve que ser editado para ser liberado para a televisão. No clipe há cenas de sexo explícito entre pessoas do mesmo sexo, inovação para a banda, que antes disso sempre lançavam clipes com imagens da banda tocando.











0 comentários:

Postar um comentário