17 de jan. de 2012

Das Prateleiras: Quem quer ser um milionário?

Posted by Fátima Leite On 20:35 0 comentários

Nascido em uma realidade dura, envolto a pobreza e as dificuldades da Índia, Jamal, um jovem exemplo, que apesar das durezas que o destino lhe impôs foi capaz de provar que o caráter só muda quando as pessoas se deixam seduzir por aquilo que não as pertence ...






Quem quer ser um milionário? não se trata de um filme sobre dinheiro, mas valores humanos. Jamal, Salim e Latika são três crianças que passam por grande dificuldades, e que juntos enfrentam a realidade. Ao crescer se separam. Os reencontros e a história de cada um remetem a características que já podiam ser identificadas na infância.


O drama se inicia com cenas do momento em que Jamal participa de um programa televisivo para concorrer ao prêmio de 20 milhões de rúpias se conseguir responder todas as perguntas, onde até então ninguém havia conseguido. Aos poucos o jovem vai respondendo uma a uma, quando há o questionamento de como um jovem que viveu nas ruas pode saber tanto. Por isso, Jamal é espancado e tenta explicar cada conhecimento que adquiriu na árdua infância que teve.


O filme de Danny Boyle mescla várias etapas da vida dos três personagens –uma espécie de quebra-cabeça onde o espectador é levado a acompanhar o presente e o passado o tempo todo – e sem nenhuma dificuldade, já que o roteiro se encarrega de deixar tudo muito claro.




A trilha sonora ambienta um cenário indiano, quebrando o romantismo e partindo para realidade que é ilustrada pelas fotografias em locais onde a miséria predomina.
Um drama que emociona, e ainda, uma obra que discute a verdadeira coragem humana, a audácia, o amor, o preconceito, a superação.

0 comentários:

Postar um comentário