18 de jan. de 2012

Radio Gaga: O Poeta e as Musas

Posted by Natália Lins On 13:55 0 comentários



Formação atual da banda
Há uns sete anos, através de uma amiga pude conhecer um universo de coisas novas e diferentes, e isso inclui diversas bandas com sons muito bons que acompanho até hoje. Na época, em 2004, uma das melhores bandas de metal sinfônico estava lançando seu quinto álbum, que fez um enorme sucesso internacional, Once, permitindo que a banda finlandesa Nightwish fizesse várias turnês ao redor do mundo.


A banda que lançou seu primeiro álbum em 1997, Angels Fall First, é composta de uma mistura de power metal e metal sinfônico, um som melódico com referências do gótico. Nos vocais estava a belíssima cantora lírica Tarja Turunen, um paradigma quebrado pela banda, pois ela unia a música clássica ao heavy metal, algo antes inimaginável. Mas os resultados comprovaram que a mistura foi sensacional.

No ano seguinte foi lançado o álbum Oceanborn com sucesso absoluto, aplaudido por toda a crítica e imprensa finlandesa. A canção “Slleping Sun” (Tarja, que voz é essa! Perfeita!) vendeu 15.000 cópias na Alemanha. A essa altura, o Nightwish se consagrava e iniciava sua turnê internacional.

O terceiro álbum chegou dois anos depois, Wishmaster, e como era de se esperar foi direto para as paradas de sucesso na Finlândia, ocupando o primeiro lugar e recebendo o Disco de Ouro e mais tarde o Disco de Platina. O total de vendas chegou a 150 mil cópias.


O single “Ever Dream” é um dos meus preferidos, lançado no quarto álbum Century Child (também ganhou Disco de Platina), tem uma letra linda e um espetáculo vocal e instrumental. É claro que não posso deixar de falar de outro dos meus preferidos, a canção “Nemo”. Com um arranjo repleto de cordas e sopros e uma atmosfera épica, somada ao vocal fascinante de Tarja, vocês já podem imaginar o resultado. E “The Phantom Of The Opera” então?! A voz de Marco fez uma combinação excelente. É uma daquelas músicas que quanto mais você ouve mais tem vontade de ouvir, até os que não gostam do gênero tem que admitir que a música é maravilhosa.

Tarja Turunen
 Mas, como nem tudo é perfeito, burburinhos começaram a surgir de que Tarja sairia da banda, o que mais tarde se confirmou com uma carta dirigida a ela no final de 2005. Ela anunciava a "expulsão" da vocalista, afirmando, entre outros motivos, que ela priorizava os lucros e menosprezava os integrantes da banda.

Embora as atenções estivessem na cantora, o gênio talentoso ainda continuava na banda, Tuomas Holopainen, responsável pela criação da banda em 1996 e pela maioria das letras e composições do Nightwish.

Com incertezas e tensões se inicia o ano de 2006. Mesmo com a excelente recepção que a banda conquistou após Once, a saída de Tarja e boatos de até mesmo um possível fim da banda deixaram os fãs irrequietos. Mas isso não durou muito, em maio a nova vocalista foi anunciada oficialmente, a bela sueca Anette Olzon que logo gravou a canção “Eva”. Com um estilo muito diferente, mostrou uma voz mais delicada, sem o timbre lírico de Tarja.

Hoje a banda é formada por Tuomas Holopainen, mundialmente conhecido como tecladista, pianista e compositor. Algumas de suas canções foram utilizadas como trilhas sonoras, como a “Wish I Had an Angel”, usada no filme Alone in the Dark. Emppu Vuorinen está na guitarra e violão, Jukka Nevalainen é o baterista, Marco Hietal, baixista e também vocalista junto com Anette Olzon.

Dark Passion Play, o sexto álbum, foi lançado em setembro de 2007, oficialmente sem a presença de Tarja Turunen, a Orquestra Filarmônica de Londres veio para acrescentar ainda mais talento e beleza nesse novo trabalho da banda, que conta com a canção “The Poet and the Pendulum” com cerca de 13 minutos de duração, composta pelo poeta da banda, Tuomas.

Assim surge uma nova era para a banda, depois de muitas expectativas e curiosidades eis que aparece algo para apaziguar os ânimos dos fãs, o sétimo álbum intitulado Imaginaerum, lançado em novembro do ano passado na Finlândia. Ganhou Disco de Platina (rápido não?!), com mais de 60.000 cópias vendidas. O single “Storytime" chegou ao topo das paradas finlandesas e o clipe ficou lindo!


Baseado no álbum, foi produzido um filme de fantasia, com o mesmo título Imaginaerum, dirigido por Stobe Harju. Foram gravados 13 vídeos para o disco, o diretor lhes sugeriu incluir alguns diálogos entre as músicas, que se tornou um longa metragem. A nova turnê terá início no dia 21 de janeiro desse ano (isso mesmo, está logo aí), começando por Los Angeles, no Anfiteatro Gibson.

É claro que a sonoridade da banda se modificou bastante desde o início até hoje e não precisa ser profissional para identificar essa mudança. Há fãs que preferem a vocalista anterior (confesso que sou uma delas), mas não se pode comparar, é um novo projeto, uma nova fase da banda. Talvez esteja agora um pouco mais melódica e com tendências ao folk, a qualidade ainda é ótima, as letras e melodias ainda são excelentes e, o que realmente importa, é que isso nunca mude...

0 comentários:

Postar um comentário