26 de abr. de 2013

Vs the World: Dom Casmurro HQ

Posted by Thaís Colacino On 09:36 0 comentários


Uma história icônica que até hoje gera muito debate, Dom Casmurro, do genial Machado de Assis, ganhou uma bela releitura nas mãos de Mario Cau e Felipe Grecco, lançada pela Devir.

Todos conhecem a história de Dom Casmurro: narrada por Bentinho, este conta sua história de amor com Capitu, de toda a sua vida e como ela foi praticamente traçada pelas duas mulheres de sua vida: a mãe e a esposa.

O problema é que Bentinho tem um ciúme e desconfianças doentias que o levam a questionar a integridade e fidelidade de Capitu. Machado de Assis, sendo o gênio que era, coloca elementos que ao mesmo tempo confirmam e desmentem tal possibilidade, deixando o leitor na eterna dúvida.


Bem ilustrada, a HQ faz um ótimo trabalho de adaptação: algumas partes narradas são escritas com fontes que imitam letras de mão e são tiradas diretamente do livro, enquanto as conversas são resumidas, mas bem representadas. 

O traço é preciso e altera de acordo com a cena: se é a história comum, o fundo é branco, se são memórias, o traço não é completo, um tanto etéreo, e se faz parte da obsessão e ciúme doentio de Bentinho, é negro. Um excelente toque que só adiciona mais para a história.

Dom Casmurro, a HQ, é um belo e cuidadoso trabalho da Devir, ainda mais na versão capa dura, que lembra bastante os livros de RPG da editora. Para quem gosta, um prato cheio.

0 comentários:

Postar um comentário