3 de mar. de 2013

Lista da semana: Esnobados pelo Oscar

Posted by Thaís Colacino On 23:32 0 comentários


Que a Academia às vezes faz escolhas que ninguém entende não é novidade. Não premiar filmes que viraram clássicos e que eram obviamente superiores aos concorrentes já ocorreu diversas vezes, assim como filmes, diretores ou atores excelentes que nem indicados foram. Confira os injustiçados e esnobados pelo Oscar que mais doeram para o pessoal da Quentin:


Alfred Hitchcock
O grande diretor foi ignorado em todas as obras, recebendo um prêmio da Academia somente em 1967, pelo conjunto da obra. O discurso de agradecimento? Um "Thank You" e só. Nem o filme Psicose ganhou na categoria Melhor Filme, perdendo para Se Meu Apartamento Falasse em 1960.



Laranja Mecânica e Stanley Kubrick
Laranja Mecânica perdeu o Oscar de Melhor Filme em 1971 para Operação França. Kubrick, também diretor de 2001 - Uma Odisseia no Espaço, nunca ganhou um Oscar e o ator Malcolm McDowell nem foi indicado a Melhor Ator por seu papel como Alex.



Cidadão Kane
Considerado um dos melhores filmes da história, perdeu o Oscar de 1942 de Melhor Filme para Como Era Verde o Meu Vale. Também não sabemos que filme é esse.



Christopher Nolan e A Origem
Recebeu apenas três indicações ao Oscar: Roteiro Original por Amnésia e Inception - A Origem, e Melhor Filme por Inception - A Origem. Acabou não levando nada e não sendo nem indicado pela direção de Inception - A Origem.




Batman - O Cavaleiro das Trevas
Ok, não é um filme que chama atenção dos "velhinhos do Oscar", mas rendeu a Heath Ledger o prêmio de Ator Coadjuvante. apesar de várias indicações e alguns prêmios, poderia ter sido indicado à Melhor Filme e Diretor.



Charlie Chaplin
Um dos maiores nomes do cinema nunca foi agraciado por nenhum prêmio, fora pelo conjunto da obra. Parece ser uma forma de pedir desculpas pelas más decisões anteriores. 



A Viagem - Cloud Atlas
Um filme completamente ignorado pelo Oscar e boa parte do público, poderia muito bem ter sido indicado nas categorias Roteiro Adaptado, Filme, Trilha Sonora, Direção, Figurino e principalmente por Maquiagem.




Leonardo Di Caprio 
Leo já foi indicado muitas vezes, mas muitas vezes ao Oscar. Até hoje não ganhou nada. Mas quando ganhar pelo conjunto da obra (haha),  pode nem ir à premiação receber.




O Fabuloso Destino de Amélie Poulain 
O filme francês mais gracinha ever perdeu o prêmio para o bósnio Terra de Ninguém. 




Al Pacino
Al Pacino perdeu o prêmio de Melhor Ator em O Poderoso Chefão II, em 1974, para Art Carney em O Amigo de Tonto. Alguém deve ter acordado ao lado de uma cabeça de cavalo.



O Segredo de Brokeback Mountain
Em 2006, o filme perdeu na principal categoria para Crash - No Limite. Ainda que o vencedor seja um filme excelente e tenha feito por merecer o prêmio, O Segredo de Brokeback Mountain não fica atrás em nenhum quesito, podendo facilmente ganhar ou até empatar.



Apocalypse Now
Considerado um dos maiores filmes de guerra de todos os tempos, Apocalypse Now, de Francis Coppola, não ganhou nenhum prêmio da Academia.



Taxi Driver
Uma obra fenomenal, que mostrou o estilo único de Martin Scorsese e o deixou famoso, perdeu em 1977 para Rocky, o Lutador. 




Cantando na Chuva 
O filme com uma das cenas mais clássicas  perdeu a estatueta para o circense O Maior Espetáculo da Terra. 




Quentin Tarantino 
Nosso querido diretor não ganhou o prêmio por sua -até agora- melhor e mais impactante obra: Pulp Fiction, perdendo para Robert Zemeckis, de Forrest Gump.

0 comentários:

Postar um comentário