12 de mar. de 2013

Das Prateleiras: Psicose

Posted by Bueno Neto On 13:57 1 comentários



Psicose de Alfred Hitchcock é um marco na história do cinema. Um verdadeiro clássico e por boas razões. Tudo neste filme leva o toque da arte, a começar por sua filmagem em preto e branco lindo em sua simplicidade e seguindo para cada performance de seus atores, chegando a famosa trilha sonora de Bernard Herrmann, contendo algumas das cenas de maior suspense já filmadas. Qualquer pessoa que se considera um cinéfilo deve ver este filme. 

Psicose é realmente assustador, mas também é um mistério psicológico. Tudo graças a Hitchcock, que é a verdadeira estrela do filme, manipulando o público em cada quadro, esperando o momento perfeito para nos surpreender.

Desde a primeira cena, em que uma mulher e um homem não casados equilibram prazer e culpa em uma ligação na hora do almoço em um hotel barato, Psicose anunciou que estava levando o público a lugares que nunca foi levado antes. E quem o segue não se decepciona.

Na trama Marion Crane (Janet Leigh) é infeliz em seu trabalho, um escritório imobiliário, e frustrada em seu romance. Em uma tarde, Marion recebe de seu chefe US$ 40.000 em dinheiro para ser depositado no banco. Minutos mais tarde, o impulso e ambição a tomam: ela foge com o dinheiro levando também a esperança de deixar Phoenix e começar uma nova vida com sua nova riqueza. Trinta e seis horas depois, paranoia e exaustão começam a se estabelecer e Marion decide parar para passar a noite no Motel Bates, onde o nervoso mas agradável estalajadeiro Norman Bates (Anthony Perkins) alegremente menciona que ela é a primeira hóspede na semana. Existe até tempo para que ele possa divertí-la com histórias curiosas sobre sua mãe. 


Provavelmente quase não existe um fã vivo de cinema que não saiba o que vai acontecer. Talvez ainda menos pessoas não reconheceriam a cena do chuveiro, que é justificadamente a sequência mais famosa do filme. Sabendo ou não, assistir este filme é realmente ver a arte em movimento,  portanto obrigatório para todos que querem apreciar um bom filme.


1 comentários:

Qnd leio ou escuto a palavra "psicose" só me vem a musiquinha na cabeça rsrsrs =X

Postar um comentário