23 de nov. de 2012

Head shot: Munchkin

Posted by Bueno Neto On 22:58 0 comentários


"Mate os monstros, saqueie os tesouros, trapaceie" 

Esta é a propaganda de capa do Card Game Munchkin, um excelente e divertido jogo para quem não quer levar a sério RPG e card games. É tudo uma grande paródia com cenários clássicos de RPG medieval, principalmente D&D com seus dragões, itens sagrados, poções e maldições. Em Munchkin temos o Terrível Dragão de Plutônio, a Moto-Serra Sagrada, Deux Ex Machine Gun e uma galinha amaldiçoada na cabeça. 

Para quem não conhece, o estilo de jogo mais famoso do RPG é a exploração de Masmorra ou Dungeon. Nesse estilo os personagens dos jogadores invadem o Dungeon, matam monstros e buscam seus tesouros subindo de nível, que significa deixar o personagem mais forte. No Munchkin representamos tudo isso com cartas, e há dois tipos de cartas: as de portas e de tesouros. No início de cada turno o jogador tem que “chutar uma porta”, que é puxar uma carta de porta e mostrar para os outros jogadores. Sendo um monstro, ele deverá lutar contra ele e vencer, caso não consiga poderá fugir, não conseguindo escapar algo ruim (e divertido) acontecerá com o jogador. Derrotando os monstros os jogadores ganham Níveis e os tesouros dos monstros. O jogador que atingir o 10º nível primeiro vence o jogo. Os tesouros são itens que ajudam a melhorar as chances dos jogadores derrotarem os monstros.


Para lutar com os monstros os jogadores usam os tesouros. É aí que utilizam a "Bandana de Machão" ou as famosas "Joelheiras da Sedução", as sempre eficientes e auto explicativas "Botas de Chutar a Bunda" ou talvez a "Serra Elétrica de Mutilação Sangrenta". Às vezes isso tudo não é suficiente, então podemos pedir ajuda para seu oponente. Nessa hora entra sua própria negociação e bom papo. Seus inimigos vão de Rãs voadoras a trolls da internet, passando também pelo terrível advogado que não ataca ladrões por cortesia de estarem na mesma profissão.

Munchkin foi criado em 2001 por Steve Jackson, o criador do GURPS (outro RPG). Chegou ao Brasil em 2007 pela Devir Livraria e estava sumido, mas a Galápagos Jogos adquiriu a licença que estava abandonada pela Devir e está vendendo novamente o jogo.

0 comentários:

Postar um comentário