14 de ago. de 2012

Momentos da Bienal do Livro SP

Posted by Aline Guevara On 13:10 0 comentários

A Bienal do Livro de SP está a todo vapor e depois de cinco dias de feira vamos recapitular alguns momentos interessantes do evento até agora.

Édgar Vivar, o Sr. Barriga da série Chaves
(foto do Flickr oficial da Bienal do Livro)
A aproximação dos leitores com autores de livros e outras personalidades que vão discutir os temas propostos pelas várias palestras dos salões da Bienal é uma das principais características do evento. Mas um convidado especial deste ano provocou alvoroço entre o público: Édgar Vivar, o ator que viveu o Sr. Barriga no seriado mexicano Chaves. Muito mais magro do que na época que interpretava o famoso personagem, ele veio até o Brasil para divulgar o livro Chaves – A história oficial ilustrada, da editora Universo dos Livros. 

Entre muitos gritos e vivas por parte dos fãs que o prestigiavam, o ator distribuiu autógrafos e disse que ainda se impressiona com a quantidade de jovens que gostam de Chaves. O livro, que custa R$ 39, sai R$ 30 para o visitante da Bienal.

Fãs cantam parabéns para Ziraldo na Bienal
(foto: Thais Colacino)
Ziraldo também estava presente na Bienal (e estará no próximo fim de semana também!). O escritor divulgou seu novo trabalho, Os meninos de Marte. Os novos personagens do escritor são nativos de Marte e possuem pequenos discos voadores individuais, mas como os terráqueos, gostam de brincar e outras atividades. O personagem principal é Martim, que torna-se um terráqueo. Os marcianos são descritos como diferentes e bonitos por dentro, escondendo as antenas e a pele verde. O objetivo do autor é mostrar que é o caráter que importa.

Por sempre fazer seus leitores sonharem, o escritor recebeu uma homenagem de mais de cem pessoas, que se reuniram e cantaram diversas vezes "Parabéns para você", para comemorar antecipadamente o aniversário de 80 anos de Ziraldo, que é em outubro. Também levaram um bolo, que cortaram e distribuíram, além de vestirem uma cartolina em forma de panela na cabeça. Mas também teve gente que foi com panelas de verdade na cabeça. O autor esteve na Bienal no sábado (11) a partir das 15h autografando suas obras, tirando fotos e conhecendo leitores, e repetirá a dose no próximo fim de semana. Se quiser conhecê-lo, basta passar no estande da Melhoramentos a partir das 15h do próximo sábado (18) e das 11h no domingo (19).

Assim como o escritor de O Menino Maluquinho, o criador da Turma da Mônica, Mauricio de Sousa, também esteve presente lançando seu novo livro: Turma da Mônica Visita Aparecida. O quadrinista deve voltar na Bienal neste domingo (19) na editora Melhoramentos para distribuir autógrafos.

A Bienal aumentou seu número de expositores este ano, então o público tem muita opção de estandes para visitar e adquirir livros, mas um sempre chama bastante atenção. A Panini, com sua decoração de páginas de quadrinhos e estátuas de personagens, não perdeu a oportunidade e expôs um Batman em tamanho real, ao lado de uma escultura do herói Lanterna Verde e da Mônica de Mauricio de Sousa.

(foto: Thais Colacino)

(foto: Thais Colacino)
Outro estande a chamar a atenção do público é da Editora Leya, que mantém uma réplica do Trono de Ferro da série de livros As Crônicas de Gelo e Fogo, que se popularizou graças a série de televisão da HBO Game of Thrones. Qualquer um pode tirar foto sentado no Trono, que já até foi palco de sessão de autógrafos do escritor da editora, Raphael Draccon.

(foto do Flickr oficial da Bienal do Livro)
Diversão a parte, enquanto você está passeando pelos corredores da Bienal é fácil topar com muita gente fantasiada de personagens de desenhos, filmes e ícones pop, como Freddy Krueger, Popeye e Ezio Auditore, protagonista do jogo Assassin’s Creed.

(foto do Flickr oficial da Bienal do Livro)

(foto do Flickr oficial da Bienal do Livro)

A Bienal do Livro acontece até o domingo (19) e ainda tem muita programação variada, que pode ser acessada pelo site oficial do evento. Não deixe de conferir.

0 comentários:

Postar um comentário