12 de abr. de 2013

Vs The World: Macanudo Vol.1

Posted by Aline Guevara On 15:54 0 comentários

"Macanudo" não é um termo muito usado em língua portuguesa, apesar de sua existência em nosso idioma. Para quem não sabe (nem eu fazia ideia), significa alguma coisa que é muito legal, bonita, agradável, que passa alegria e admiração. Portanto é uma palavra que transmite algo muito positivo. E é também um título bem apropriado para as tiras de Ricardo Siri Liniers.

Macanudo Vol. 1 é um compilado das tiras produzidas pelo quadrinista argentino e publicadas no jornal La Nación entre 2002 e 2003. Graças ao sucesso de seu trabalho, Liniers ganhou uma grande repercussão em seu país de origem e atingiu fama internacional.

Apesar de muitas tiras apresentarem histórias que não se marcam pelos seus personagens, alguns deles podem ser vistos com uma regularidade. Temos Enriqueta, a menina esperta com seu ursinho de pelúcia Madariaga e seu gato Fellini, com quem tem conversas profundas; há também os pinguins, os duendes, o robô sensível Z-25, o "homem que traduz os títulos dos filmes", os pássaros, os sapos, os peixes. 

Em sua maioria, os personagens de Liniers são simples. É o mímico medíocre, a garotinha esperta, pessoas realizando atividades comuns e rotineiras. Mas ele trata de assuntos comuns e rotineiros de uma forma encantadora, com uma certa mágica, de maneira que começamos a encarar as nossas próprias ações de forma diferente. Os próprios traços artísticos de suas tiras remetem à simplicidade e ingenuidade. Mas o quadrinista consegue ver através das atitudes banais e traz essa sua interpretação única, tornando o ordinário extraordinário.   

Entre o humor, a crítica social e a emoção, Liniers delineia sua arte criando tiras inspiradas, divertidas e comoventes. Os volumes de Macanudo nos permitem algo incrível que os jornais, as plataformas originais das tiras de Liniers, não possibilitavam: ler várias tirinhas de uma vez. Pois é difícil ler somente uma e se dar por satisfeito.  

Liniers já publicou até o nono volume de Macanudo, mas aqui no Brasil, por enquanto, foram publicados somente os cinco primeiros. Confira abaixo algumas de suas tiras.



















0 comentários:

Postar um comentário