9 de ago. de 2012

22ª Bienal do Livro de SP - A festa literária começou

Posted by Aline Guevara On 23:47 0 comentários




Para os amantes dos livros, um dos eventos mais esperados do ano já começou. A 22ª Bienal do Livro de São Paulo abriu as portas nessa quinta-feira (9) e promete muita programação e opções de livros para os amantes da literatura.

O evento esse ano homenageia um grande escritor brasileiro: Jorge Amado, que completaria 100 anos amanhã (10/08). A Bienal não só relembra a obra do literato com uma série de leituras de seus textos, como também apresenta novos livros inspirados no autor, como Homenagem ao Centenário do escritor Jorge Amado, de Valdeck Almeida de Jesus. O volume, que reúne artigos, crônicas, redações e poemas, será apresentado pelo filho de Jorge Amado nesta sexta-feira.

Além do escritor baiano, a Bienal homenageia também o jornalista, escritor e dramaturgo brasileiro Nelson Rodrigues, que no dia 23 de agosto completaria 100 anos.

Para quem também gosta de fantasia, como nós aqui do blog, tem muita programação legal. A Editora Leya apresenta o lançamento do livro Fios de Prata, de Raphael Draccon (autor da trilogia Dragões de Éter), que distribuirá autógrafos no dia 11. As escritoras Carolina Munhóz (O Inverno das Fadas), Bel Pesce (A menina do Vale) e a norte-americana Alyson Noël (da série Os Imortais) também estarão presentes para autografar seus livros e conversar com os fãs.

E a editora preparou um espaço especial para os fãs da série As Crônicas de Gelo e Fogo: montou um "Trono de Ferro" para que pessoas possam tirar fotos fazendo suas poses de realeza.

(Foto de divulgação publicada no
Facebook da editora Leya)

Entre os escritores latino-americanos que confirmaram sua participação está o mexicano David Toscana, que vai apresentar no Brasil a edição em português de seu último livro, As pontes de Königsberg, e dará a palestra "Escrevendo ficção hoje", na sexta-feira (10).

Entre os autores estrangeiros convidados estão a americana Cecily Von Ziegesar e o chileno Alejandro Zambra, que em julho participou da Festa Literária Internacional de Paraty, no Rio de Janeiro. Cecily e Thalita Rebouças, a autora de maior sucesso atualmente entre o público juvenil, participarão no sábado de uma discussão sobre literatura para adolescentes, enquanto Zambra estará no dia 13 na mesa-redonda sobre sucessos e fracassos do amor.

O ex-presidente brasileiro Fernando Henrique Cardoso e a ex-prostituta Raquel Pacheco, a "Bruna Surfistinha", fazem parte da programação paralela do "Salão de Ideias", onde conversarão com o público sobre sua faceta como escritores. Raquel participará no dia 16 da mesa "Blog como espaço criação" e FHC apresentará no dia 18 a conferência "Biografia do presidente-escritor". No mesmo dia, Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, e o caricaturista Mauricio de Souza receberão o público na conferência "Um personagem, quadrinhos", na qual falarão sobre "Pelezinho", um dos personagens da Turma da Mônica.

No último dia da Bienal, 19 (domingo), Antonio Prata, escritor e colunista da Folha de S. Paulo, também participará do evento palestrando sobre o tema "Vozes da literatura contemporânea".

Enfim, tem muita programação legal que vai acontecer na Bienal. Acesse o site, confira o que vai rolar e escolha seu dia para visitar o prestigiar o evento.

Serviço

Quando: de 9 a 19 de agosto, das 10h às 22h (exceto último dia, que se encerra às 20h)
Onde: Pavilhão de Exposições do Anhembi - Av. Olavo, 1209, Santana – São Paulo
Quanto: R$ 12 e R$ 6 (meia entrada)

0 comentários:

Postar um comentário