6 de mar. de 2012

Das prateleiras: Mary & Max - Uma Amizade Diferente

Posted by Natália Lins On 13:00 3 comentários


O brilhante trabalho realizado pelo australiano Adam Elliot (vencedor do Oscar de Melhor Curta-Metragem de Animação por Harvie Krumpet em 2004) carrega características bem diferentes do que estamos acostumados a ver nas animações. E a técnica do stop motion é que dá vida aos bonecos feitos de argila.

O filme conta a história da grande amizade que se fortaleceu com o tempo entre Mary, uma garotinha australiana que sofria com a ausência do pai e com o alcoolismo da mãe, e Max, um judeu já com seus quarenta e poucos anos que possui a síndrome de asperger, que o torna antisocial e inseguro.

Cada qual em seu mundo, ambos com a sensação de solidão. O mundo para eles é incompreensível e perturbador. A amizade nasce a partir de uma simples troca de correspondências e perdura ao longo dos anos. Com suas visões, de certa forma distorcidas, acabam se completando.

Um filme que tem a capacidade de ser divertido e ao mesmo tempo profundo e trágico, abordando dramas particulares de cada personagem. Uma miscelânea de sensações. Um roteiro adulto apresentado em forma de animação.

A estética do filme chama a atenção de qualquer um. Tratado de maneira simples e até um pouco “fria”, os cenários permeiam entre o preto-e-branco e o sépia, o que contribui para tom dramático e profundo da história.


Temas nunca antes abordados estão presentes em Mary & Max. O que pode muitas vezes causar discussões e diversas interpretações. Assuntos de peso como alcoolismo, solidão, insegurança, traumas, fobias, distúrbios mentais, suicídio e obesidade estão em seu repertório.


Esse é mais um exemplo de que animações nem sempre são feitas apenas para crianças e jovens, muitas vezes é preciso um pouco mais de “maturidade” para compreender o verdadeiro significado por detrás de um boneco...

3 comentários:

Curti a revista que vocês publicam, vi esse filme esses dias no CINEMAX e fiquei surpreso com ele, tanto que acabei escrevendo sobre ele no meu blog. Ultimamente tenho assistido filmes do Wood Allen, como Manhattan e Bananas, bem como alguns filmes orientais, como Goemon e Blood the last Vampire!
Agora que conheci você acompanharei sempre!!
Até!

Olá!
Muito obrigada! Ficamos contentes em saber que gostou do nosso trabalho!
Pelo que está dizendo, acreditamos que você encontrará aqui muitas coisas no qual se identificará!!
Continue nos acompanhando e dando sugestões! Nós queremos saber!
Até logo!

Também gostamos bastante de filmes orientais, como Oldboy, Clã das Adagas Voadoras e, principalmente, Herói. Se tiver alguma sugestão de filmes, pode falar!

Postar um comentário