24 de jan. de 2012

Das Prateleiras - Apenas o Fim

Posted by Janaína do Amaral On 19:11 0 comentários



Prestes a realizar uma prova, Antônio (Gregório Duvivier) é surpreendido com uma decisão da namorada, Adriana (Érika Mader), de terminar o relacionamento e fugir para algum lugar. Com uma hora antes da partida, ela propõe a chance de refletirem sobre o relacionamento. Surpreso, ele aceita passar esse resto de tempo ao lado de Adriana. E assim, nessa conversa pelo campus da faculdade se desenrola Apenas o Fim (2008). 

Entre as belas paisagens da PUC-RJ, o casal conversa sobre a situação e são inseridos flashbacks dos dois discutindo assuntos amenos, sobre elementos da cultura pop que influenciaram, e continuam influenciando. O público se identifica vendo os ícones de uma geração mesclados com a vida real. Uma vez que cresceu vendo Cavaleiros do Zodíaco, Tartarugas Ninjas e Power Rangers; tendo Britney Spears como musa; entre vários outros elementos fizeram parte da formação dos jovens, que hoje tem seus 20, 30 anos.

Em Apenas o Fim, além das inúmeras referencias à cultura pop, temos o fim de uma relação, mas diferente do clichê quando se fala do fim de um romance. Na trama o assunto é tratado com dignidade, usa-se de um realismo que às vezes diverte e outras parte o coração.

Resumindo, é o retrato de duas pessoas comuns, vivendo algo real, uma despedida e a esperança de um recomeço.

O texto rápido lembra os diálogos dos filmes de Woddy Allen; a caminhada da dupla é herança dos filmes de amor de Richard Linklater, como Antes do Amanhecer; o casal vive dilemas parecidos com os de Joel e Clementine, de Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças.

Apenas o Fim pode ser simples, mas não é superficial, o roteiro e a direção de Matheus Souza ganham naturalidade na atuação de Gregório e Érika, que parecem improvisar em algumas situações de tão à vontade que parecem em cena. Os personagens falam com propriedade daquilo que conhecem cultura pop e amor.



0 comentários:

Postar um comentário