18 de abr. de 2013

Era uma vez: Contos de Andersen

Posted by Aline Guevara On 15:50 1 comentários

Quando falamos em autores de contos de fadas, é quase automático nosso pensamento voltar-se para os irmãos Grimm. São deles algumas das mais famosas histórias infantis e os alemães são constantemente homenageados nos cinemas e na televisão. Mas resolvi dedicar esse espaço a outro nome da literatura infantil que não é tão reconhecido quanto os outros dois, mas tem contos tão maravilhosos quanto eles: Hans Christian Andersen (1805-1875). E o livro Contos de Andersen é uma excelente obra que reúne muitas das histórias criadas pelo escritor dinamarquês.

Andersen tem alguns contos bem famosos e que estão contidos no livro, como A Pequena Sereia, O Soldadinho de Chumbo, O Patinho Feio, Mindinha (também conhecida como Polegarzinha), Os Novos Trajes do Imperador,  A Princesa e o Grão de Ervilha. Mas o escritor tem muita outras histórias fantásticas e encantadoras que também merecem reconhecimento, como Os Cisnes Selvagens,  A Menina dos Fósforos, A Rainha da Neve, Os Sapatos Vermelhos, O Isqueiro Mágico, O Guardador de Porcos, entre outros.

Mais uma vez, a narrativa original de Andersen costuma ser muito diferente dos "clássicos Disney felizes e cantantes" a que estamos acostumados. As histórias do dinamarquês têm como característica proeminente a melancolia. A infância pobre e dura na gelada Dinamarca marcaram seu estilo de escrita, que sempre trazem um traço de candura, ingenuidade, mas também uma certa tristeza. Basta comparar a brutal diferença que existe entre o final do conto A Pequena Sereia e a animação homônima da Disney que teve a história como base. 

Hoje existem dezenas de publicações que contém histórias do escritor, mas Contos de Andersen é bem interessante por diversos motivos. Primeiro e mais evidente, é o número de contos. São 47 histórias no total, número muito superior aos outros livros. Segundo, o texto foi traduzido do original dinamarquês para o português por Guttorm Hanssen, com revisão do romancista Herberto Salles. Terceiro, as páginas da edição são ilustradas pelas gravuras originais dinamarquesas de Vilh. Pedersen e Lorens Frolich, que retrataram os personagens de Andersen na época em que seus contos foram lançados. Portanto, esta é uma edição especial.

É um livro indicado a qualquer um que queira conhecer os originais das famosas histórias, quem queira descobrir um pouco mais das outras narrativas de Andersen e, claro, quem adore contos de fadas. 

Confira abaixo todos os contos do livro e algumas ilustrações da obra:

O Isqueiro Mágico
Nicolau Grande e Nicolau Pequeno
A Princesa e o Grão de Ervilha
As Flores da Pequena Ida
O Menino Mau
O Companheiro de Jornada
A Pequena Sereia
Os Novos Trajes do Imperador
As Galochas da Fortuna
A Margaridinha
O Soldadinho de Chumbo
Os Cisnes Selvagens
O Jardim do Paraíso
As Cegonhas
Ole Lukoeje
O Guardador de Porcos
O Anjo
O Rouxinol
Os Namorados
O Patinho Feio
O Pinheirinho
A Rainha da Neve
Mamãe Sabugueiro
A Agulha de Cerzir
O Sino
A Colina dos Elfos
Os Sapatos Vermelhos
Os Saltadores
A Pastora e o Limpador de Chaminés
Holger Danske
A Menina dos Fósforos
A Sombra
A Casa Velha
Uma Família Feliz
História da Mãe
O Colarinho
Uma História
Só a Pura Verdade
Mágoas do Coração
Cada Coisa em Seu Lugar
Dentro de Milênios
Cinco Grãos de Uma Só Vagem
Ela Não Valia Nada
João-Pato
Histórias Que o Vento Contou
O Que o Velho Fizer, Está Bem Feito
O Boneco de Neve



Os Novos Trajes do Imperador
Mindinha
Os Sapatos Vermelhos
O Isqueiro Mágico
O Patinho Feio
A Pequena Sereia
Os Cisnes Selvagens
O Soldadinho de Chumbo

1 comentários:

Oi, adorei a postagem e gostaria de saber onde posso encontrar esse livro ?

Postar um comentário