7 de jan. de 2013

Perdidos no Espaço da TV: Merlin - final de série

Posted by Aline Guevara On 23:30 2 comentários



"Em uma terra de mitos e no tempo da magia, o destino de um grande reino repousa nos ombros de um jovem rapaz."

É difícil dar adeus a séries depois de acompanhá-las por tanto tempo. Saber que não vamos mais esperar o próximo episódio, ouvir a música da entrada ou, no caso de Merlin, ouvir o Gaius declamando as palavras acima antes de cada aventura é um pouco triste. Infelizmente chegou ao fim a série da BBC sobre o mago mais famoso da mitologia, mas se existe uma palavra que pode descrever essa conclusão é esta: emocionante.

(Spoilers da temporada)

Mordred e Arthur no último embate
A quinta temporada começou muito diferente de todos os outros anos de Merlin, bem mais sombria e complexa. E o final não foi diferente. Sem se preocupar com um "final feliz", os roteiristas acertaram em focar naquilo que mais importava - os personagens. Não adianta, Merlin nunca foi uma série de grandes efeitos e nem de grandes batalhas. Apesar de interessante, a batalha final é o que menos chama a atenção no último episódio. Diferente dos diálogos entre Merlin e Arthur, Guinevere e Gaius, e as explosões insanas de Morgana. É difícil não se emocionar com os momentos finais.

Apesar das declarações dos criadores da série, Johnny Capps e Julian Murphy, de que sempre acreditaram que ela deveria ser concluída em cinco temporadas (isso após o cancelamento, evidentemente), fica a impressão que esta não foi a mentalidade dos roteiristas na maior parte da temporada. A quinta temporada de Merlin é fácil a melhor da série, com episódios que ainda traziam o humor leve característico do programa, mas aliado a situações mais complexas e sombrias, próprias da trama original do Rei Arthur. No entanto, precisamos chegar aos 4 últimos episódios para começarmos a ser conduzidos ao derradeiro fim da lenda. Resultado: muita coisa saiu atropelada e jogada para se adequar aos propósitos dos escritores da história. Isso não me parece planejamento para a última temporada.

Morgana, finalmente fazendo jus ao título de grande vilã
Mas, independente dessas falhas, o último episódio de Merlin deu um final digno à série e aos seus encantadores personagens. Todas as expectativas foram correspondidas. Tivemos Merlin finalmente revelando sua identidade à Arthur (que teve um episódio inteiro para absorver a informação, ficar irritado e depois aceitar a verdade), Morgana derrotada, o reino em paz e prosperidade. Apesar de não ficar muito claro o tão pronunciado surgimento de Albion.

Mais uma vez os grandes momentos dos últimos episódios vieram das interações entre Merlin e Arthur, demonstrando de uma vez por todas que não era apenas o destino que os ligava, mas sim uma grande amizade e o carinho mútuo. Entretanto ainda dá para elencar outros destaques, como o trágico fim de Gwaine, a força demonstrada por Guinevere ao assumir o trono e Morgana, no auge da sua loucura e obsessão. Parabéns a Katie McGrath pela atuação como vilã. Apesar de gostar da personagem sempre achei a atriz fraquinha, principalmente quando ela se voltou para "o lado negro da força", pois ela forçava demais a expressão de malvada. Mas nesta temporada ela esteve fantástica.

Merlin e Arthur

Acho que a grande dúvida dos fãs sempre foi em relação ao destino de Arthur. Os roteiristas teriam coragem de matá-lo no fim? Pois tivemos a resposta. Sim, apesar de todos os esforços de Merlin, este não foi capaz de salvar o seu rei do ferimento infligido por Mordred e a profecia sobre sua morte se cumpriu. Mas se a vida de Arthur chegou ao fim, o mesmo não aconteceu o seu legado, como fica evidente na coroação de Guinevere, e as palavras do dragão Kilgharra são reconfortantes. Também é interessante a cena final, que mostra que o destino de Merlin estava somente começando.

Merlin sempre foi uma série sem grandes pretensões, mas que costumava surpreender positivamente e terminou da melhor forma possível. Vai deixar saudades. 

Bradley James e Colin Morgan nos bastidores das gravações

2 comentários:

Vou sentir falta desse seriado e da amizade dos dois... >.<

Muito bom. Faz falta...

Postar um comentário